quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Stephenie fala sobre fim alternativo para Eclipse, cenas de 'Amanhecer' e outras coisas

Matt: Certo, então Stephenie, estávamos falando um pouco sobre… como a cena da tenda com Jacob, a primeira cena, ele nem mesmo a tocava porque como você sabe as vezes eles tem a censura para isso. Qual é o seu ponto de vista… Qual a sua opinião sobre censurar algumas das coisas para filmar seus livros? Como alguns dos livros anteriores. Alguns dos presentes. Ou os livros futuros.

Steph M.: Certo, certo. Alguns dos futuros. Eu realmente quero que meus filhos possam assisti-los. Eclipse é um pouco demais para eles… Quero dizer, não é como se fosse gráfico de qualquer forma, mas você sabe, quando eu li Eclipse para os meninos, fiz o capitulo quando os pequenos estavam dormindo. E foi o tipo de coisa para mim e meu filho como: “Você entende o que esta acontecendo? Vamos falar sobre isso. Vamos ter essa conversa.” Eu acho que os meus caçulas são um pouco jovens, tipo : “Do que eles estão falando, mamãe?” E eu falo: “Ok, bem, quando um homem e uma mulher se amam muito…” E eu realmente não quero ir até lá ainda, ate que estejam prontos para isso! Hum, e então eu quero dizer, ha… eu quero que eles sejam algo que… você conhece os fãs que tem nove anos? Eles irão vê-los [os filmes] de qualquer maneira. E eu não quero os pais deles chateados comigo, sabe? Eu estou bem com eles, porque isso é o que nossa imaginação é. Isso é o que, você sabe… nos temos a nossa versão das cenas, e se eles as fizerem exatamente dessa maneira? Sim, tudo bem, a classificação seria proibitiva. E nem todo mundo poderia assisti-lo. E eu acho que nos próximos vamos ter coisas legais fumegando. Acho que será bom, mas também acho que será algo que garotos de treze anos de idade possam ver. O que esta sendo fiel ao seu publico.

Elysa: Ha também as coisas sangrentas a se considerar, no entanto.


Steph M.: Existem coisas sangrentas. E a cena do nascimento vai ser complicado, sabe? Particularmente porque os diretores adoram esse tipo de coisa: “Tudo bem!” Nos estávamos só conversando, tipo: “Temos que ter isso e aquilo!” Eu não sei. É tão engraçado como as pessoas estão enlouquecidas com a cena do nascimento.

Fansite: Eu estou animado com isso.

Matt: Eu quero ver o Rob mastigando Bella!

Steph M.: Eu notei uma diferença real…

Fansite: Precisamos de uma edição do diretor. Uma versão sem censura.

Steph M.: Eu acho meio louco nas pessoas que tiveram filhos ou que estiveram perto disso e as pessoas que não tiveram, a forma como eles recebem isso. Porque se você já passou por uma cena de parto, você sabe que é uma coisa bagunçada, esquisita, e gritante. E você meio tem que dar esse poder ao sexo, certo? Você tem que eleva-lo um grau. E então, para mim foi muito divertido de escrever, e eu nem sequer pensei, tipo: “Uau, isso é legal! Isso é sangrento e nojento! Vamos lá!” E então, eu mandei para Jodi, que nunca teve filhos, e ela ficou tipo…

Jodi: Bem, não, não foi assim.

Steph M.: Mas eu acho que ai tem…

Jodi: Eu não tenho filhos, isso é verdade. Mas, foi, de novo eu estou pensando que é uma ‘YA’ audiência, é o que eu estava pensando com a perspectiva de uma agente.

Steph M.: Mas eu fiquei muito orgulhosa, Eu a deixei nauseada.

Jodi: Eu simplesmente estava: “Isso não vai fazer parte da edição. Não, me desculpe.” Eu estava…

Steph M.: Eu tive que suavizar

Jodi: Quais foram as outras… você não disse algo como os “rasgos” e ossos quebrando?

Steph M.: Sim, havia palavras especificas como “rasgando” que tivemos problemas.

Matt: Existe um manuscrito ou algo que a gente poderia…?

Steph M.: Eu tenho certeza que há uma versão original em algum lugar.

Kallie: Isso seria fantástico de ler.

Steph M.: Bem, sabe, eu realmente tenho violência em minha natureza, embora algumas pessoas duvidem. Mas você sabe que aflora em lugares diferentes. A não ser que você entre em um acidente de carro realmente horrível, você nunca vai viver algo parecido. Quero dizer, é a parte mais violenta da sua vida que você terá se tiver sorte, certo? Bem, você também sabe que é um bom controle de natalidade, certo? Lendo Amanhecer: “Eu não quero fazer isso!”

LT: Como você teve isso se passando em sua mente?

Steph M.: Hum, é interessante. Acho que vai ser muito parecido com o livro a partir da perspectiva de Bella. Então você sabe que vai ser o que ela esta vendo dessa cena e tudo mais. Hum, o que é realmente mais como Forever Dawn porque temos a perspectiva de Jacob nesse. E eu não acho que a perspectiva dele será tão pronunciada nos filmes. Acho que vai…

Fansite: Aaaaaahhh.

Steph M.: É. Me deixou um pouco triste. Quero dizer, acho que vamos ter alguns bons momentos, mas eles sentem que tem de manter centrado em Bella e Edward então… Quer dizer, eu posso ver isso. Eu sei como as pessoas reagem a isso.

Alguém: Ele tem algumas coisas boas, no entanto.

Steph M.: Sim, ele tem. Ele tem alguns bons momentos.

Alguém: Tudo bem, pessoal.

Steph M.: Mas a cena do nascimento pode ser, eu acho que agora o conceito é, da perspectiva de Bella.

LT: Você sabe que no primeiro filme, Twilight, onde eles estão sugando o sangue, tirando o veneno dela, e é exatamente como flashs. Parece que deve ser algo parecido.

Steph M.: Sim, alguma coisa nesse sentido. Quero dizer, sim, aquela foi uma boa maneira… Quando Catherine fez aquilo, realmente parecia a experiência de Bella mais do que apenas uma visão de fora. Ela foi capaz de personalizar aquilo, o que foi legal. E mesmo do particular Edward também com aquela tomada que veio acima com o rosto de Bella meio que mudando ao longo dos dias. Achei que ficou realmente bonito.

Fansite: Esta é a única interrupção no… até agora. O clipe da motocicleta, onde Bella sai na moto com Jacob. Nossos membros querem saber. Eles acham que a Bella do livro jamais teria feito isso. Nunca teria ferido Edward dessa forma.

Steph M.: Eu li os comentários e disse exatamente a mesma coisa. Eu tive… aquele era um daqueles dias que eu estava para baixo. Eu estava… Da forma que é… No script eu disse que o jeito que isso esta escrito, ela subindo na moto é uma resposta direta a ela dizendo: “Você mentiu para mim. Bem, eu vou com ele.” E fomos capazes de no dia de folga eles editaram o clipe para MTV e outras coisas, fomos capazes de deixa-lo mais suave. Fomos capazes de colocar algumas falas, e vocês viram a coisa toda, então vocês sabem que ha um avanço. Nós tentamos colocar a resposta dela para Edward e, em seguida, vira algo sobre Jacob. “Por que você não me ligou?” Nos mudamos… Tentamos o melhor que podíamos para suavizar o jeito que ficou para que não parecesse algo como: “Bem, eu vou subir na garupa da moto dele.” Porque eu senti que não era Bella de jeito nenhum, e não é certo. É rude. Você sabe o que eu quero dizer?

Matt: Sim. Foi como um tapa na cara.

Fansite: Muito reacionário.

Steph M.: Sim, não é tipo: “Eu sou uma personagem feminina forte.” É tipo: “Eu sou uma idiota.” E então sim, aquilo foi…

Fansite: Nos estávamos loucos com a Bella do filme.

Steph M.: Sim, aquilo foi…

Fansite: A Bella do livro e eu estávamos bem, mas a Bella do filme e eu estávamos tipo: “Ugh!”

Steph M.: Essa foi exatamente a minha reação. Acho que isso, da forma que existe no filme, esta melhor agora. Eu acho que funciona um pouco. Eu ainda acho que é um tipo de extensão do que ela faria. Mas vocês sabem que tem tanto… que foi o que eu perdi. Logo no inicio eu perdi. Você faz o que pode fazer.

Fansite: Eles ficarão felizes que você concorda!

LT: É verdade. Hum, no livro Eclipse, nos meio que conversamos sobre isso. Pedimos a todos os podcasts e nos conversamos sobre isso com algumas pessoas que leram, e nos falamos sobre…

Steph M.: O direito da The Font?

LT: Sim, The Font e White Yorkie.

Steph M.: White Yorkie, isso mesmo.

LT: Esses são os nossos meninos.

Steph M.: Seus unicórnios.

LT: Todos adoram falar sobre isso. Hum, então estávamos falando com eles e falamos sobre o personagem de Edward e tipo, parece que no final de Lua Nova, Eclipse e principalmente em Amanhecer, parece que seu personagem muda um pouco. Ou talvez até muito. Hum, como ele vai a partir deste forte personagem, como você disse antes, ‘sabe-tudo’ para quase 180º. Tipo convencido. Não esta no controle. Convencido é uma palavra ruim.

Steph M.: Ha muita dúvida de si mesmo que acontece, sobretudo, depois de Lua Nova porque é alguém que sente como sempre tivesse as respostas e agora estragou tudo, pior do que já estragou em toda sua vida. E a única coisa que ele queria mais do que qualquer coisa ele destruiu. E foi de uma forma que ele não planejava, então ha um monte de dúvidas sobre si mesmo. Eu sinto que em Amanhecer a evolução se completa, no qual vai desde não ter esperança e fé em si mesmo, mas a fé em sua habilidade de saber tudo. E ele sabe que esta certo. Mas ele não tem muita esperança para nada e então ele conhece Bella e joga tudo isso em uma mistura e ele estraga tudo e começa a duvidar de si mesmo. Em Amanhecer é a primeira vez que ele realmente tem fé e esperança, ele muda. Ele deixa de ser o maior pessimista para realmente ser um otimista, e para mim isso foi uma evolução muito grande. E isso acontece muito na tela em Amanhecer, porque vocês sabem que Bella esta passando por muita coisa bem aqui em seu corpo, é muito centrado nela fisicamente. E ela tem uma outra batalha, como se ela naquele momento tivesse de dizer, “Edward, eu não posso lidar com você! Tenho algo maior para fazer aqui. Cai fora!” E assim ele se torna alguém que acredita no fim. Do jeito que ela sempre acreditou: “Você e eu somos algo especial. Isso vai funcionar.” E ele sempre sentiu que ela estava errada, e no final ele esta: “Sabe de uma coisa? Eu não me importo com o que aconteça agora, porque você esta certa.” E veja, eu sempre gostei disso nele, eu gostei que ele foi capaz de mudar. Ele é daqueles que muda. E Amanhecer para mim foi… na superfície ha toda esta ação, mas para mim foi tudo sobre Edward mudando. É fácil para as pessoas, no entanto eu acho que assistir o garoto gostoso se tornar o pai responsável, porque isso não é uma transição sexy. A menos que
você tenha namorado o garoto gostoso e ele se tornou o pai responsável de seus filhos, ai é realmente sexy. Isso não é algo que, quando você tem quatorze anos faz sentido, porque ‘papai’ é o seu pai. Mas quando é o pai de seus filhos, é um estágio completamente diferente. Um novo nível de sexy. Vocês sabem. E isso é algo que não é adolescente. Não é uma emoção adolescente e eu sempre soube que estava chegando lá.

Steph M.: Ah meu Deus, isso é tão doce. É um nível tão diferente quando você os vê criando laços com seus filhos. Mas eu sempre soube disso, essa é uma das razões pelas quais era difícil censurar como adolescente porque isso nunca ia ser… Lembram de Sweet Valley High? Ok, sou realmente velha.

Fansites: Sim!

Steph M.: E os romances que, como todos… eles ainda estão no ensino médio. Eles estão ai por 400 anos e ainda estão no ensino médio. Meus livros foram o Anne of Green Gables, onde ela cresce, vai para a faculdade, se casa, tem seis filhos e seus filhos crescem e se casam. Eu amo a evolução. Eu amo que eles crescem e por isso para mim a história sempre foi… eles sempre vão crescer.

Fansite: Então muda.

Steph M.: E muda sim… realmente muda. Não são mais adolescentes em Amanhecer e isso é algo que deixa muita gente impressionado.

Fansite: Totalmente.

Steph M.: Mas eu gosto de deixá-los crescer. Você se sente mal quando faz seus personagens congelarem. Eles começam a crescer e a mudar.

Elysa: Só voltando para Eclipse por um segundo. Você mencionou em seu site que havia um final alternativo para Eclipse.

Steph M.: Sim.

Elysa: O que você pode nos dizer sobre isso e se você vai alguma vez escrever, ou é…?

Steph M.: Veja, se eu disser, não posso escrever. E então isso se torna… porque então você o destruiu. Mas houve uma certa época, que não havia muita fé na série e me disseram para termina-la no três. E eu nunca tinha planejado fazer… Havia três livros, certo? Deveria ter três livros e não havia nenhuma idéia de continuidade, e na minha cabeça, a série só tinha esse tamanho. Então era tipo: “Não, nos deveríamos terminar isso.” Porque se você continua por muito tempo, as vezes a série perde seu gás ou algo do tipo. E a historia estava tão aberta na época. Havia tanta coisa que não estava terminada e para ter terminado ali, teria de ser um fim radical. Radicalmente diferente. Havia alguns elementos de fantasia que eu acho que as pessoas não veriam chegando. Acho que eles não teriam respondido bem. Minha mãe odeia! Odeia o fim. Minha irmã ficou bem com ele. E eu podia ver isso porque haviam coisas… Algumas pessoas, da maneira como eles estão ligados aos personagens, são dependentes de certos aspectos dos personagens, e agora eu vou parecer realmente muito ruim, mas ele mexeu com isso para algumas pessoas. Então quando eu comecei a pensar nisso, fiquei realmente intrigada com aquela conversa. Havia essa cena realmente dramática e a Bella não sabe o que esta acontecendo e os recursos visuais nela eram muito fortes para mim. E então eu quis escreve-la. Quando ninguém se preocupava com os livros e eu podia fazer o que eu queria, era como Bree que ia estar no site. Esse era o plano o tempo todo. Eu ia escrever este final alternativo, mas as pessoas jogariam pedras em mim se eu escrevesse isso? Ha uma possibilidade! Ah, e então as pessoas vão pensar: “Ah, este é o verdadeiro final e aquele é o falso.” Quando não é, este é apenas um alternativo. Este é o caminho que poderia ter sido. Mas não foi e eu gosto mais como esta.

Matt: Você vai deixar em aberto…

Steph M.: Eu estou deixando em aberto no caso de alguma noite eu acordar e começar a escrever e então eu posso colocar no meu site. Embora eu odeie spoilers às vezes me pergunto se Amanhecer teria sido uma transição mais fácil se as pessoas tivessem spoilers. Se eu não tivesse pensado: “Ah, eu não quero estragar.” E eu dissesse: “Ok, pessoal, ei, a Bella vai ter um bebe! Se segurem!” Será que as pessoas teriam ficado: “Ok, estou pronto para isso.” Eu não sei. É uma coisa difícil. Você luta para mante-lo livre de spoiler? Você ainda pode? Fiquei tão decepcionada, no ultimo Harry Potter não havia maneira de evitar ser ‘spoilada’. Era impossível. Minha amiga pegou seus sobrinhos e eles foram ficar na fila da livraria e algumas pessoas passaram de carro com um megafone gritando os nomes das pessoas que
morreram no livro.

Matt: Sim, eu fui ‘spoilado’ no sexto livro com Dumbledore.

Steph M.: É! Quero dizer, existem estas pessoas que tem vontade de estragar a diversão de outras pessoas.

Kassie: Eu não gosto disso. Eu quero caça-los! Minha vampira vem a tona!

Steph M.: Por que você faria isso quando você vê crianças? Como que pode uma pessoa ver as crianças há tempos na fila e querer perturbar a sua diversão? Eu não entendo isso.

Kassie: Ah, isso me deixa louca! Eu quero ir falar com as mães deles.

Elysa: Para Amanhecer minha casa era o Fort Knox. Eu não ir a lugar algum. Eu não estava online. Nada. Quero dizer, eu cai da face da terra. Eu não queria ser ‘spoilada’, e não fui. Eu não consegui ser ‘spoilada’…

Matt: Você vive no meio do nada. Eu moro em L.A.

Traduzido por: Portal Twilight

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos que comentem suas opiniões, críticas e ideias com o devido respeito, ou seja, sem palavras obscenas ou grosseiras. Caso contrário, seu comentário será deletado.

Sintam-se a vontade para perguntar e tirar suas dúvidas sobre qualquer postagem do blog. Se quiser que uma resposta de volta, deixe seu e-mail. Abraços!