segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Entrevista com Christian Camargo e sua esposa


Entrevista com Christian Camargo e Juliet Rylance para o Bridge Project
Para quem não lembra, Christian Camargo será Eleazar em 'Amanhecer'.
A enteada de Mark Rylance e seu marido – ambos atores – falam com Sarah Crompton sobre estar apaixonado dentro e fora do palco

Doze anos atrás, quando Juliet Rylance conheceu Christian Camargo, ela tinha 18 anos e ele era o intenso americano de 26 anos que tinha acabado de entrar na temporada inicial de seu padrasto Mark no Globe Theatre. “Eu tinha uma paixão terrível por ele”, diz ela, com uma risadinha. “Então ele apenas se tornou um membro da família.” Ele a notou, também. “Mas a diferença de idade existia. E ela era a filha do patrão. “
Ainda fora daquela época, que ele descreve como uma experiência de mudança de vida, um laço nasceu. Eles mantiveram contato ao longo dos anos e, em seguida, um dia, em 2008, uma amizade se tornou um caso de amor. Casaram-se em New York’s City Hall dois meses mais tarde, quando Camargo estava no meio de uma turnê da Broadway “All My Son’s”. Seus co-atores  John Lithgow e Dianne Wiest cantaram Moon River por eles, Katie Holmes e Tom Cruise providenciaram as flores. Foi discreto, mas memorável e Rylance e Camargo estão juntos todos os dias desde então.
O casal, agora com 30 e 38 anos, estão estrelando o Bridge Project deste ano, a venture de Sam Mende’s entre o London Vic Theater de Londres e o BAM, que abriu as produções de “The Tempest” (em que ela é Miranda e ele Ariel) e “As You Like It” (onde interpretam os amantes Rosalind e Orlando), em Nova York em fevereiro. Esta semana, a mesma peça estréia em Londres, no final de uma turnê mundial que os têm levado a Singapura, Hong Kong, Amsterdã e Madri.
Não havia nenhuma escapatória da companhia um do outro. “Quando nós ficamos juntos, meu pai sugeriu que devêssemos ir para um barco por duas semanas para nos conhecer melhor. Este tem sido o nosso barco, durante um ano “, diz Camargo, com um sorriso. “Eu acho que não estamos em um relacionamento de dois anos, mas em um de sete anos, por causa da quantidade de aprendizado que temos feito.”
Nem sempre tem sido fácil. Quando eles estavam juntos pela primeira vez , Camargo estava estrelando como Hamlet e Rylance como Desdemona em produções distintas para o teatro por uma nova audiência, o calendário de ensaios e apresentações significava que eles ainda podiam apoiar um aos outro em casa. Este tem sido diferente. “Nós dois estávamos sob pressão, e nós dois precisávamos de uma dona de casa nos anos 50 em casa para nós, porque nós não podíamos fazer aquilo pelo outro”, diz Rylance, rindo. “Mas foi uma lição maravilhosa em resolução de conflitos para trabalhar juntos.”
Camargo entra na conversa: “Sim. Se nós tínhamos uma briga na parte da manhã, nós tínhamos que ir para o ensaio e superar isso rapidamente. Se todos fizessem isso, seria uma coisa boa para os relacionamentos. “
Vê-los juntos agora, eles quase brilham de felicidade. Fortemente diferentes fisicamente – ela é bela, esbelta e delicada, ele é alto, moreno e flexível – eles têm a intimidade instintiva daqueles ligados por um forte vínculo, terminando a frase um do outro e falando atravessando o outro.
Mas usar a química de fora do palco para interpretar os amantes no palco não é tão simples como pode parecer. Camargo ressalta que “As You Like It” não é Romeu e Julieta. “É uma peça muito complicada sobre o que é amor, o que os relacionamentos são. Você nunca vê Rosalind e Orlando como um casal – um está sempre se escondendo do outro por um disfarce “.
Neste contexto, ele só vê Rylance como sua parceira de verdade, em dois momentos: quando Rosalind impulsivamente dá a Orlando o colar no começo e no fim, quando se casam. “É realmente maravilhoso, porque eu simplesmente a vi como minha linda esposa. Embora tenha ajudado ela estar completamente maquiada e com uma peruca “, brinca.
Ainda que a qualidade de seu relacionamento gire através do ar durante a peça, o depressivo Orlando e sua entusiástica e alegre Rosalind são o centro desse arco de escuridão à hesitante luz. Em “The Tempest”, ambos produzem performances memoráveis de forma idiossincrática. Seu Ariel é tanto etéreo quanto real, sua Miranda é forte e sábia.
Eles são claramente os atores para se assistir. Mas ambos têm antecedentes que significavam que o palco estava sempre suscetível a ser sua casa. Camargo vem do que ele descreve como “uma família de atores da classe-de-trabalhores. Essa era a arte da família. Como um encanador ou carpinteiro. Então eu sabia que sempre estaria lá caso eu precisasse.”
Na verdade, ele foi para a faculdade com uma bolsa esportiva (jogou lacrosse) e para estudar a história da arte; foi só quando ele ficou ferido que ele foi para a Juilliard e então começou bem no topo de sua profissão, atuando na Broadway ao lado de Michael Gambon em “Skylight”.
Mas, após o sucesso inicial, ele desistiu de tudo e montou um negócio de carros antigos. “Isso se tornou minha albatroz por cinco anos”, diz ele, “porque assim que eu parar de atuar, eu percebi que era o que eu queria fazer.” Ele voltou, mais notavelmente para Dexter, na TV, no qual ele interpretou o irmão serial-killer do serial killer herói. “Todo aquele sangue”, diz ele, sorrindo. “Foi muito divertido de fazer.”
Rylance também passou um tempo desafiando seu destino. Ela é filha de um arquiteto chamado Chris Perret e Claire van Kampen e enteada de Mark Rylance, cujo nome levaram as pessoas a pensaram que ela era holandesa, quando ela foi para audições. Ela descreve sua infância como “incrível”, dividida entre a estabilidade do lar do pai Hampstead e da emoção da vida boêmia do outro pai no Globe, onde ela e sua irmã, às vezes, dormiam no sótão.
Assim como Camargo, ela foi para a universidade para estudar arte. Após três semanas, ela sabia que tinha que tentar Rada. “Eu estava apavorada, porque meu pai tinha partido e havia uma placa grande em sua homenagem na parede. Mas eu sabia que tinha que fazer isso”, diz ela. “Eu acho que eu lutei com o sentimento de ser um ator de segunda geração por muito tempo, mas agora me sinto grato por tê-lo como referência. Ele coloca sua meta muito alta e é sempre algo em que eu estou trabalhando.”
Ambos falam sobre Rylance com muito carinho; eles contam, com muito riso, a história do quão confuso ele estava em se encontrar sendo perseguido pelos jornais quando Juliet foi – injustamente – nomeada como a mulher que causou o rompimento de Sam Mendes com Kate Winslet .
Esse furacão, que atingiu o final do Bridge Project de New York, fez Camargo pensar “quão difícil deve ter sido difícil para Sam não poder falar sobre isso”. Mas, além disso, diz ele, não teve efeito.
O que aconteceu, como a empresa mista de atores tem trabalhado em conjunto durante um período tão longo, é que as diferenças entre os americanos e ingleses têm abrandado e desaparecido.
“Quando fomos para Amsterdã, fui para a casa de Rembrandt e depois para o Museu Van Gogh, e, se eu fosse fazer uma declaração muito generalizada sobre britânicas e americanas atuando, então eu diria que era Rembrandt e Van Gogh”, diz Camargo. “Rembrandt é mais velho, mais refinado, ele teve mais tempo em sua vida para crescer. Van Gogh tem 10 anos; ele era selvagem, dedicando-se a um pouco disto e daquilo. Então eu acho que os americanos podem ter soltado os ingleses um pouco, e os ingleses deram aos americanos um senso de história e conforto em um idioma antigo e uma velha história.”
Rylance acena com aprovação, enquanto o marido fala. É tentador sugerir que eles se complementam de maneira semelhante. Certamente esta história de amor teatral vail iluminar palcos britânicos e americanos por ainda muitos anos felizes.


Tradução: Foforks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos que comentem suas opiniões, críticas e ideias com o devido respeito, ou seja, sem palavras obscenas ou grosseiras. Caso contrário, seu comentário será deletado.

Sintam-se a vontade para perguntar e tirar suas dúvidas sobre qualquer postagem do blog. Se quiser que uma resposta de volta, deixe seu e-mail. Abraços!