sexta-feira, 29 de abril de 2011

Matéria da Entertainment Weekly sobre Amanhecer



EW – Parece que foi ontem que Bella tinha 17 e Edward 103 anos. A Saga Twilight se aproxima de seu fim nesse Novembro com Amanhecer – Parte 1. Uma olhada exclusiva na filmagem do livro mais controverso de Stephenie Meyer.

Não há muito que se possa fazer para guardar segredos de set. Quando Breaking Dawn começou as filmagens em novembro do ano passado, os cineastas contrataram segurança adicional e baniram a imprensa do set – tudo para manter o público em estado de glorioso suspense. E mesmo assim, coisas acontecem. Em março imagens de baixa qualidade do que pareciam ser os momentos mais esperados do filme – incluindo Edward e Bella na cama – vazaram na internet, fazendo com que o diretor Bill Condon e a autora Stephenie Meyer pedissem aos fãs que desviassem os olhos. “É difícil não pensar que foi malicioso de alguma maneira”, disse Condon. “Parece que as coisas que nós mais queríamos manter escondidas foram as que acabaram expostas.”

“Foi enervante” disse Kristen Stewart, 21 anos, que interpreta Bella. Ela deduz que os culpados tenham hackeado material diário das filmagens, no set. Então ela começou a deixar mensagens no fim de suas gravações. “Eu ficava tipo ‘Hey, vão em frente. Roubem isso, seus filhos da p*** de m****!’ Eles sabiam todos os momentos que eram importantes para as pessoas e isso que incomoda.”


Você não pode culpar o elenco e equipe por ficar muito irritados. Breaking Dawn é a conclusão da saga Twilight de Meyer. Ele navega por águas mais obscuras e sombrias do que os outros três, e suas 754 páginas são, no mínimo, cheias de eventos. Provavelmente inspirada por outras franquias de louco sucesso, como Harry Potter, a Summitt Entertainment decidiu dividi-lo em dois filmes, agendados para 18 de novembro e novembro 2012, isso para poder dar um ritmo mais apropriado e, obviamente, para prolongar o inevitável adeus.

Gravando Amanhecer – Partes 1 e 2 simultaneamente envolveu filmagens ininterruptas, por aproximadamente seis meses e em locações bem distintas como Baton Rouge, Vancouver, Rio de Janeiro e as Ilhas Virgens Americanas. Como Robert Pattinson, que interpreta Edward, colocou “Parece que estou fazendo isso minha vida toda.”

O fato de o livro ser tão conturbado e gótico só contribuiu para a estranheza da instituição. “Quando eu li o livro eu me perguntei ‘Como que isso vai ser um filme?’” disse Taylor Lautner, 19 anos, que interpreta Jacob. “Todos disseram que parecia algo totalmente diferente do que já havíamos feito antes,” disse Stewart. “Só o fato de eu estar sentada lá grávida – é tipo, uau, estamos mesmo fazendo um filme Twilight?” Pattinson concorda, buscando palavras para descrever o enredo “Tem algumas… acontecem coisas… tem com certeza algumas coisas muito interessantes e estranhas acontecendo.”

Se você está lendo a matéria e você nunca leu Amanhecer antes, considere-se alertado contra os spoilers (embora nesse caso seja meio estranho você estar lendo essa matéria). O resto de vocês sabem que nesse capítulo Edward e Bella se casam e consumam o seu amor com penas esvoaçantes. O ato não acontece sem conseqüências, Bella fica grávida de um bebê meio-vampiro que cresce de forma acelerada, colocando a vida de nossa heroina em grave perigo, mesmo quando ela passa por um parto chocantemente nojento e violento. Para não deixar que a morte tenha a palavra final, Edward, deve transformá-la em vampira, e isso é só o que acontece na parte 1.

“É uma grande partida,” fala a roteirista Melissa Rosemberg sobre o livro. “Os três primeiros livros são sobre o triângulo amoroso e amadurecimento em termos de relacionamentos e romance. Breaking Dawn é uma história adulta. Espero que o público tenha crescido junto com os livros e consiga apreciá-la.”

Se o público não amadureceu junto com os livros Twilight, eles estão prestes a crescer bem rápido.“Nós gravamos tudo – seja o fazendo amor ou o parto – de forma tão potente e poderosa quanto pode ser,” disse o diretor Bill Condon, que sabia estar trabalhando dentro dos limites da classificação PG-13 (equivalente a 12 anos no Brasil). “Vai ser interessante ver se vai haver alguém a achar as cenas muito conturbadas para esse universo.”

Por sua vez, Stewart deseja que o filme pudesse ter sido ainda mais verdadeira à natureza gráfica do livro. “Algumas vezes foi decepcionante não poder ir a fundo,” Stewart disse. Perguntada se ela já teria imaginado como seria uma versão sem censura do filme ela riu e falou “Nós imaginávamos isso todos os dias.”

Para esclarecer, não é a seqüência da lua de mel que Stewart queria que fosse mais gráfica (“Parece uma cena de amor real, não necessariamente vampiresca, o que é bom”), mas o nascimento brutal do bebê, Renesmee. “É engraçado porque quando [o PG-13] entra em cena, todos acham que é só quanto a sexo,” ela disse. “O nascimento é realmente impactante, e eu ouvi falar que é realmente como um tapa na cara. Mas o que poderia ter sido? Poderia ter sido chocante e grotesco, porque foi assim que foi escrito no livro.” Ela suspira: “Eu adoraria ter vomitado sangue.”

A gravidez de Bella foi controversa por outros motivos mais complexos também. Alguns leitores apoiam o que eles interpretam ser uma mensagem pró-vida no livro de Meyer, já que Bella se recusa a considerar abortar o bebê, mesmo quando ela descobre que isso pode matá-la. Foi algo que o elenco e a equipe teve que superar. Condon disse “Melissa e eu tentamos nos distanciar de qualquer coisa que pudesse ser uma alegoria ou uma mensagem, e acho que conseguimos.”


Melissa acrescenta: “Era um problema, porque eu sou muito pró-escolha. Mas a verdade é que Twilight não é exatamente a arena para se fazer um debate sobre o aborto. A minha abordagem quanto a isso é que ter um filho é uma escolha. Mas do que o aspecto político, foi a Bella argumentando e articulando que se tornou um desafio.”

Stewart, que se tornou a maior defensora do caráter da Bella falou estar em total acordo com sua versão fictícia. “Eu estão muito do lado da Bella. A idéia de destruir algo que eles fizeram juntos e que nunca poderia acontecer de novo… não tem nada a ver com essa coisa pró-vida, eu só adoro a idéia de que ela luta por isso. Ela esteve disposta a morrer por tanta coisa e agora você vê ela, bem, literalmente, morrer por isso.” A atriz insiste que o dilema de Bella foi muito real para ela “Isso pode mesmo acontecer com qualquer pessoa da minha idade, bem, talvez não a coisa do vampiro, mas todo o resto. Não parecia tipo ‘Oh, como você pode interpretar isso? Está tão além da sua realidade’ é tipo ‘Não mesmo, cara. Eu poderia engravidar amanhã, cac***.”

Em outros contos de fadas modernos, alguém pode provar o seu ponto correndo atrás de seu amor debaixo de uma chuva forte ou furando a segurança de aeroportos. Mas para Bella não foi tão fácil. A morte como um último sacrifício sempre pairou sobre a saga Twilight.

Depois de tantas cenas de terror, o casamento veio como um alívio para mais de um dos membros do time de Braking Dawn. Ele foi agendado para o final da produção da A Saga Crepúsculo: Amanhecer, e juntou todo o elenco uma última vez. “Eu nunca pensei que isso me afetaria dessa maneira, mas foi uma das coisas mais legais que eu já fiz,” disse Stewart. “Teve um certo momento em que eu entrei no set, e vi todo mundo, de todo o elenco, sentados nos bancos, prontos para fazerem a sua parte. E foi simplesmente perfeito para mim naquele momento. Foi tão emocionante de uma forma tão real. Eu literalmente senti vontade de agradecê-los por terem vindo.”

Para Taylor Lautner o momento nostálgico da dança de Jacob e Bella na recepção do casamento, foi tão marcante… quanto um casamento. “Não ajudou muito que a cena em si era tão emocionante,”ele disse. “Eu sabia que ia ser difícil no último dia de filmagem – e foi difícil.”

Pattinson, tem uma lembrança um pouco menos sentimental da seqüência do casamento, que foi filmada em Vancouver. “Foi bem legal ver todos os vampiros juntos,” ele disse. “E foi uma montagem linda, mas estava congelantemente frio.” Ele preferiu gravar as cenas da lua de mel, especialmente as que foram gravadas no feriado de Páscoa em St. Thomas. “Foi incrível encerrar no Caribe. Foi como ‘Por que nós não estivemos filmando no Caribe o tempo todo?’ Eu teria feito mais cinco filmes.”

Agora que Breaking Dawn acabou – os atores podem tomar rumos separados, isso é, até que venha a divulgação e os reuna de novo. As estrelas claramente se tornaram próximas ao longo dos anos, e não só Stewart e Pattinson (Eles nunca confirmaram o relacionamento, mas depois daquelas fotos da premiere de Water for Elefants, eles provavelmente nem precisam). Pattinson, com um pequeno toque de eufemismo, falou isso sobre seus colegas: “Tendo que passar tanto tempo junto das pessoas… é simplesmente tão legal quando você gosta delas. Existe uma ligação real. Eu também acho que existe uma identificação em ter que usar a maquiagem e as lentes de contato.” Ele riu.“Exceto o Taylor, ele não tem que fazer nada. Ele consegue não [fazer] trabalho algum nesse último. Ele está sempre como lobo.” Pattinson ri novamente antecipando Amanhecer – Parte 2. “Mas ele tem que se apaixonar por um bebê… oh deus, mas posso esperar para ver como isso vai ficar.”

Quando Taylor fica sabendo da provocação de Pattinson, ele fala “Oh meu deus, isso é a cara dele. Todo mundo sempre fica reclamando para mim, porque eu não tenho que usar lentes de contato, eu não tenho que usar a maquiagem branca ou usar peruca e todas essas coisas. E eu fico, ‘Eu sou aquele que fica na chuva congelante e no frio sem usar uma camisa! Eu paguei meus pecados em Lua Nova e Eclipse.’”

E quanto a sua transição no enredo da Parte 2, que inclui se apaixonar – ou imprintar em – Renesmee? “Tiveram muitas coisas que eu cheguei para a Stephenie [Meyer] e perguntei, ‘O que exatamente é o imprint?’” disse Lautner. “Ainda é uma coisa muito complicada para mim, então nem me pergunte.”

“Tem sido uma viagem e tanto,” ele continua em tom mais sério. “Parece que foi ontem que eu estava chegando no set de Crepúsculo e conhecendo o elenco, e agora eu estou aqui, anos mais tarde, com as filmagens acabadas. Com certeza, é o sentimento mais estranho.”

Os atores já começaram a testar as águas pós-Twilight. Pattinson está agora estrelando ao lado de Reese Whiterspoon em Água para Elefantes (Water for Elephants); Lautner vai encabeçar o filme Abduction nessa primavera; e Stewart fala que ela “tem quase certeza” de que interpretará a mais bela de todas no filme da Universal, Snow White and the Huntsman.

O diretor Bill Condon disse ser um dos muitos a querer ver onde as carreiras dos atores os levará.“Rob foi a maior surpresa para mim, só de tê-lo conhecido,” ele fala, ressaltando que dos três, Pattinson é o que menos se parece com o personagem que interpreta. “Você passa tempo com ele e pensa ‘Deus, eu espero que você possa um dia interpretar esse cara incrivelmente inteligente e divertido que você é!’ Taylor é completamente natural, em um cara nato do entretenimento. E Kristen,”ele ri. “Ela é apenas tão imensamente talentosa. Eu escutei essa ótima história sobre ela que acho que resume bem. Ela foi questionada quanto ao papel feminino em um filme de super-herói que vai começar a ser feito – eu não vou dizer qual – e ela fico ‘Fo**-se isso, eu não vou ser a namorada do super-herói. Eu devia ser o super-herói.’ Eu acho que ela é do tipo de pessoa que não se enquadra em qualquer tipo de nicho, mas molda a sua carreira em torno do que ela é.”

A atriz que começou a interpretar o papel de Bella aos 17 anos, completou agora os seus 21 anos na festa de encerramento de Breaking Dawn, concorda que sua vida real se misturou com a de Bella.“Das maneiras mais irreverentes, tantos paralelos podem ser traçados entre a minha vida e a série. Aniversários coincidem, formaturas, tudo,” ela disse. Ela está feliz que Breaking Dawn tenha acabado, ela acrescenta, mas só porque ela sabe que eles fizeram direito. “Eu realmente estou tão satisfeita com toda a experiência dessa vez,” ela disse. “Eu realmente sinto que passamos por algo, e isso foi capturado. Quem diabos sabe como vai ficar, foi isso que eu senti. Nos terminamos em um tom tão alto, e esse foi todo o objetivo com esse filme – atingir um estado de exuberância.”

Minha nosso, quanto otimismo.

“Eu sei cara, cara. Não é mesmo?” Stewart ri. “Estou tão feliz de estar te falando isso, você não faz idéia.”

Sobre uma foto interna da revista: Bella aproveita o café da manhã da “manhã seguinte” com ovos, cortesia do novo marido Edward na Ilha Esme. ”Eu gosto das cenas da lua de mel,” Robert Pattinson disse, ‘porque é uma reviravolta tão grande na relação de Edward e Bella.”

Tradução: Portal Twilight

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos que comentem suas opiniões, críticas e ideias com o devido respeito, ou seja, sem palavras obscenas ou grosseiras. Caso contrário, seu comentário será deletado.

Sintam-se a vontade para perguntar e tirar suas dúvidas sobre qualquer postagem do blog. Se quiser que uma resposta de volta, deixe seu e-mail. Abraços!