quinta-feira, 15 de julho de 2010

Arthur Meucci faz análise em 4 razões sobre porque Crepúsculo conquista o coração das mulheres

1. O filme fala sobre a condição feminina

Arthur defende que o sucesso da história reside no plano psíquico. Para ele, Bella é uma mulher representante do Complexo de Cinderela. “Ela é totalmente dependente das figuras masculinas da trama: vai morar com o pai, exige reciprocidade total de Edward e se coloca em situações de perigo para ser salva pelo namorado”, completa. Como as mais clássicas princesas dos contos de fada e heroínas às quais as mulheres de todas as idades estão acostumadas.

2. O amor entre os protagonistas é platônico

Edward, bem, é um vampiro. Uma figura imaginária. “O Edward é alguém que não existe – na filosofia, essa relação corresponde à paixão platônica”, explica Arthur. “Por desejar um objeto que nunca será alcançado, este desejo jamais é saciado – ou seja, nunca termina”. E qual mulher, de qualquer idade, nunca sonhou com uma paixão inesgotável – mesmo que pelo próprio marido?

3. Edward é o “homem ideal” – ou melhor, “idealizado”

Ele é onisciente, imortal, sabe do que ela precisa – e, como se não bastasse, é jovem para sempre. “A relação entre Bella e Edward se baseia no princípio da fantasia”, diz Arthur. “Ele representa alguém que entende você e que não exige esforço algum no relacionamento. É o homem que cuida de tudo, de forma que a mulher não precise cuidar de si mesma”, completa. Mais um sonho de consumo, ainda que inconsciente, de muitas mulheres.

4. A trama, no fundo, representa uma fase pela qual todo mundo já passou (ou ainda passa)

Edward representa a fantasia, o prazer. Para Arthur, o saga trata da angústia de escolher entre se apaixonar por alguém fantástico, ideal, ou por alguém real, com defeitos e qualidade, como qualquer outro. “As mulheres vivem sempre essa questão: ‘fico com a fantasia ou com o mundo real?’”, explica. “Mulheres de todas idades podem resgatar ou passar por essa fase narcisista em relação ao amor, quando há o conflito entre relacionar-se com a fantasia ou com a realidade”.


Fonte:
aqui

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