quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nova entrevista com Robert, Kristen e Bill Condon para Entertainment Weekly



“Auuuugh! Isso é tão estranho,” chora Kristen Stewart. É uma tarde ensolarada de Quinta-Feira em San Diego, e a atriz de 21 anos está aconchegada em um sofá ao lado do seu colega de elenco da Saga Crepúsculo (e nunca confirmado, porém obviamente namorado) Robert Pattinson, 25 anos. Os atores, junto com Bill Condon (Dreamgirls) — o diretor dos dois volumes finais da franquia, Amanhecer – Partes 1 e 2 (nos cinemas em 18 de Novembro de 2011 e Novembro de 2012) — estão relaxando com um café em uma suíte quieta de hotel depois de uma manhã ocupada na Comic-Con. Ou pelo menos eles estavam, até a Entertainment Weekly começar a ler em voz alta uma parte de Amanhecer, de Stephenie Meyer, best-seller de 2008, que é a base para os dois filmes. “É simplesmente tão estranho, eu não consigo superar isso,” Stewart diz quando escuta as palavras que ela acha que leu “centenas” de vezes, agora que a produção das duas partes de Amanhecer está encerrada.

Mas se você quer falar de coisas estranhas, apenas considerem o que acontece no próximo filme: O tão esperado casamento e (ainda mais esperada) consumação da lua-de-mel apaixonada de Bella e Edward: A gravidez de Bella de um bebê meio vampiro, que cresce em uma velocidade acelerada e coloca a vida dela em risco; O relacionamento misterioso de Jacob com o bebê ainda não nascido; e um nascimento horrível e sangrento que resulta na morte da Bella (ou meio que). Então nós pedimos ao Condon, à Stewart e ao Pattinson para ouvirem as palavras que deram início a isso tudo, e compartilhassem seus pensamentos e sentimentos — não importa quão estranhos eles fossem.

O Casamento

“Mas desviei os olhos do dossel frondoso e procurei pelas filas de cadeiras forradas de cetim – corando ainda mais ao ver a multidão de rostos, todos centrados em mim –, até que enfim o vi, parado diante de um arco que transbordava com mais flores e mais tecido transparente..”


Bill Condon: Kristen tem essa lista. (Se vira para Kristen) Eu não sei se você grifou as coisas no script ou qualquer coisa desse tipo, mas era tipo, “Essas são as cenas das quais eu tenho medo.”

Kristen Stewart: Eu não as grifei, eu só sabia.

Condon: Eu nunca entendi bem isso. Eu tinha minhas próprias cenas que eu tinha medo — tipo, como você faz uma cena com 27 vampiros em uma sala desse tamanho? — mas o casamento não era uma delas. Mas então eu entendi. Era meio que essa responsabilidade de poder expressar tudo o que a Bella sente.

Stewart: Toda a parte do filme é algo que eu li centenas de vezes. Eu estava estranhamente emocional na primeira vez que eu cheguei no set e vi tudo e todo mundo.

Pattinson: É, você estava muito doce quando apareceu pela primeira vez.

Stewart: Oh, shhh…

Pattinson: Eu fiz minhas cenas primeiro. E eu estava olhando para você e você meio que não queria que ninguém visse seu rosto. Estava engraçado, eu podia ver ela ficando meio que emocionalmente afetada por isso, e eu quase não queria ficar no final do corredor. Eu queria ir até lá e dizer, “Deixe de ser ridícula.” (Risos)

Stewart: Eu queria correr pelo corredor. Eu estava literalmente me afastando de Billy (Burke, que interpreta o pai dela). Agora é uma viagem para assistir as cenas do casamento especialmente. Foi tão volátil e emocionante — eu estava sendo uma pessoa bem doida.

Lua-de-Mel

“O que havia acontecido comigo? Eu não conseguia entender a camada branca e penugenta que se grudava em minha pele. Sacudi a cabeça, e uma cascata branca caiu de meu cabelo. Peguei um pedaço macio e branco entre os dedos. Era uma pluma. ‘Porque estou coberta de plumas?’”


Condon: O que você acabou de ler se segue com eles começando a se beijar na água. Basicamente há um grande cena dissolvida entre isso.
Mas você decidiu colocar uma verdadeira cena de sexo.

Condon: Oh, sim.

Stewart: Imagina se você não tivesse? Oh meu deus, de forma alguma. É claro que nós tínhamos que ter isso.

E as penas, é claro, são importantes porque Edward despedaça os travesseiros no calor da paixão.

Pattinson: Eu queria tanto ter isso como uma fala. (Com o sotaque Americano/de Edward) “Eu mordi os travesseiros. Cada. Um. Deles.” E depois ele começaria a chorar. Por falar nisso, é disso que ele deveria se envergonhar de manhã. Todos aqueles lindos travesseiros! Algodão egípcio! (Risos) “Eu arruinei essa cama!”

Bella Escolhe a Vida

“Edward tinha chamado o meu pequeno cutucador de coisa. E disse que Carlisle ia se livrar dele. “Não,” sussurei. Eu havia entendido tudo errado. Ele não se importava com o bebê. Queria feri-lo.”

Pattinson: Mostra uma pequena parte negativa no personagem de Edward. Ele lida com isso de uma forma muito negligente, e ele deixa seu medo se tornar raiva. Foi bem legal de interpretar.

Condon: E um dos seus momentos mais fortes no filme, também.


Os dois personagens repentinamente agiram diferentemente de qualquer forma que agiram antes.

Pattinson: Eles chocam um ao outro. Para uma saga sobre eternidade, amor imortal que nada pode tocar, de repente –

Stewart: Tem uma coisa que pode. Foi divertido de interpretar. Bella sempre gostou dele e gostava de tudo o que ele dizia e pensava que tudo o que ele fazia era certo. Isso é algo que ela claramente discorda dele. Ela não o segue cegamente e sem pensar. Ela sempre foi meio desafiante. Eu gosto disso.

Aqui é onde o filme toma uma virada sombria, certo?

Condon: Absolutamente. Você meio que se desespera por isso. Porque você teve o casamento e a lua-de-mel, mas não tem um conflito. Repentinamente isso acontece, e Rob diz, “Tirar essa coisa de você.” Tudo o que você tem é essa única fala, e esse é o restante todo do filme. É bem naquele momento.

Jacob Assiste Bella Bebendo

Bella colocou o canudo entre os lábios, fechou os olhos com força e fraziu o nariz. Eu podia o sangue balançando no copo em sua mão trêmula. Ela bebericou por um segundo e gemeu baixinho, com os olhos ainda fechados.

Isso é onde Bella só quer passar o tempo com Jacob — porque, como nós entendemos depois, o bebê dela já é atraída por ele.

Condon: É como assistir Raiders of the Lost Ark, e as cobras estão se aproximando e não tem por onde sair. Como ela vai sair desse triângulo amoroso? Parecia impossível descobrir qualquer forma na qual Jacob não fosse o perdedor. E então essa outra ideia surge. É definitivamente estranho, mas é esperto. Ele sempre amou aquele bebê e o bebê sempre o amou.

Stewart: Eu acabei de ter arrepios!

Pattinson: Eu tenho que dizer, é bem arrepiante. (Risos)
Stewart: Mas foi por isso que eu amei interpretar esses momentos. Eu saboreio todas essas partes repugnantes. Tipo quando Jacob se senta no sofá e fala tipo, “Não olhe para mim desse jeito.” Ela não consegue evitar.

Pattinson: Oh! Eu nem mesmo pensei sobre isso de outra forma também (que o bebê ainda não nascido está fazendo Bella querer passar mais tempo com o Jacob). Porque eu estava tipo, ‘O que diabos é essa cena? Isso é insano.’ Eu teria terminado com você há tempos.

Stewart: Cara, você não se lembra que você está nos ouvindo gritar um para o outro (mais tarde)? Jacob diz, “Você não me queria por perto o tempo todo?” E eu falo tipo, “Sim,” ele ele diz, “Esses sentimentos não se foram agora?” E eu fico tipo, “Pra bem longe.”

Pattinson: Ohhhhh, é.

Stewart: (Risos) Você pode citá-lo nisso.

Pattinson: Eu estou sentado perto de você e estou tipo, “Minha esposa está morrendo. Eu deixei completamente a minha vida e a dela,” e Jacob está tipo (para Bella), “Hey, querida, você não está tão mal para mim.” E eu estou simplesmente sentado lá, tipo, com um balde, pegando o vômito da Bella.

Stewart: (Risos) É literalmente isso que ele está fazendo.

Pattinson: Isso não aconteceria na realidade. Eu teria jogado o vômito nele.

Stewart: Agora que eu assisti partes do filme, a química de Jacob e Bella nesse filme melhor do que sempre foi.

Pattinson: (Encaradas falsas à Stewart) Tão desagradável.

Condon: A última cena que filmamos foi a cena da dança entre Jacob e Bella no casamento. A última tomada é Jacob indo embora. Eu gritei “Corta!” e então Kristen gritou, “Jacob!” e levantou seu vestido e começou a correr atrás dele na floresta, dizendo, “Volte! Não me deixe!”

Pattinson: Essa foi uma das coisas mais engraçadas também, levar a Bella para dançar com o Jacob. Edward é um personagem incrivelmente estranho, quanto mais eu penso nisso, eu vejo. Essa foi uma daquelas coisas que eu absolutamente não fazia ideia de como interpretar.

Condon: Mas você foi ótimo!

Stewart: (para Pattinson) Você teve todas essas simulações! Você estava tipo, “Eu preciso interpretar isso desse jeito e desse jeito, e é isso.”

Você estava tomando conta do Edward.

Pattinson: Sim, ‘porque eu não quero que ele pareça um idiota. Há certas coisas… Tipo quando Jacob segura o braço dela e não solta. E isso é no nosso casamento, antes mesmo de eu ter dançado com ela! Se isso fosse a realidade, ser um bom homem nesse momento é ir até lá e chutar o traseiro do cara tão forte que ele não voltaria.

Stewart: Se isso aconteceria na história teria sido tão errado.

Pattinson: Edward tem muito mais precaução do que uma pessoa normal, o que é uma das coisas mais heróicas a respeito dele. Ele também sabe que ele vai transformá-la em vampiro. Então é tipo, “Você vai estar ferrado em algumas semanas, amigo! Tente e acerte ela tudo o que quiser!”

O Fim/O Começo

“O ruído seguinte me provocou um sobressalto, inesperado, apavorante. Como metal sendo rasgado. O som me trouxe à lembrança a luta na clareira tantos meses antes, o ruído dos recém-criados sendo dilacerados. Olhei naquela direção e vi o rosto de Edward comprimido contra a protuberância da barriga. Dentes de vampiro – uma forma segura de cortar pele de vampiro.”

Pattinson: É, nós fizemos isso.

Stewart: (para Condon) Você colocou os efeitos sonoros?

Condon: Sim.

Stewart: Mal posso esperar para ouvir isso.

Pattinson: Teve uma conversa engraçada naquele dia com Stephenie Meyer. Tentar descobrir os mecanismos: O que eu estou mordendo na verdade?

Stewart: Oh, é, nós tivemos toda uma conversa sobre isso.

Esse nascimento foi uma cena pela qual vocês estavam ansiosos para filmar?

Condon: Sim, na verdade foi. Foi o verdadeiro horror. Aquelas noites não foram demais? Tudo sobre ela parecia tão real. Eu dei a todo meio que um estímulo.

Stewart: Era tipo, nós estamos fazendo um diacho de um filme doido, na verdade.

Pattinson:
Especialmente porque isso poderia ter acabado se tornando a cena mais ridícula. Eu me lembro de fazer e pensar, ‘Oh, cara, isso vai ser algo grande.’
Tradução: Foforks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos que comentem suas opiniões, críticas e ideias com o devido respeito, ou seja, sem palavras obscenas ou grosseiras. Caso contrário, seu comentário será deletado.

Sintam-se a vontade para perguntar e tirar suas dúvidas sobre qualquer postagem do blog. Se quiser que uma resposta de volta, deixe seu e-mail. Abraços!